Protestos no Chile: O que você precisa saber para visitar Santiago

chile

O Chile é um dos países mais prósperos de toda a América do Sul. Com exportações em alta, crescimento econômico médio de 4% ao ano e com grandes participações em acordos comerciais internacionais, o país é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros.

No entanto, toda essa estabilidade parece ter sido prejudicada com a onda incessante de protestos no Chile.

Ainda não sabe o que está acontecendo no Chile? Então continue lendo este artigo até o final para descobrir os motivos que levaram aos protestos no território chileno.

O que motivou os protestos no Chile?

Os protestos no Chile começaram no dia 14 de outubro de 2019, mas foi no dia 18 que a revolta atingiu seu grande ápice.

Inicialmente, o povo chileno estava protestando por insatisfação com o aumento das tarifas na conta de luz, a defasagem de salários no país, entre outros motivos.

Essas pequenas manifestações logo ganharam o país com o estopim que foi o aumento do preço da passagem do metrô na capital chilena.

Coordenado por estudantes chilenos do ensino médio, os protestos pediam o fim dos aumentos no preço da passagem do metrô em Santiago.

O problema realmente começou quando esses mesmos estudantes começaram a danificar metrôs em toda a cidade de Santiago, de modo que as autoridades tiveram que desativar algumas linhas na região.

Quando isso aconteceu, o presidente chileno, Sebastián Piñera, decretou estado de emergência no país, trazendo o Exército do Chile para restaurar a ordem nas ruas da cidade.

Entre as medidas adotadas pelo presidente está a invocação da “Lei de Segurança do Estado” contra diversas pessoas que foram detidas e o famoso toque de recolher em toda a Grande Santiago.

Foi a primeira vez desde o ano de 1987 que Santiago não tinha toque de recolher.

É seguro visitar Santiago com os protestos no Chile?

Você deve ter observado nos jornais que os protestos ainda estão em alta no Chile. Considerando as proporções que esses eventos podem tomar, será que é seguro visitar a cidade de Santiago no Chile?

É sim, se você escolher os lugares certos para conhecer e evitar regiões de conflito. Afinal, Santiago é uma cidade grande e você poderá conhecer lugares incríveis sem precisar se expor em locais próximos a protestos.

Em todo caso, você pode acompanhar nas redes sociais quais serão as próximas manifestações que ocorreram em Santiago e cidades vizinhas.

Assim, você consegue evitar essas zonas de conflito e pode curtir sua viagem com mais tranquilidade.

Veja a seguir algumas dicas de lugares seguros para visitar em Santiago e quais locais evitar durante os protestos no Chile.

Quais lugares são seguros para visitar em Santiago?

Os protestos ocorrem principalmente no Santiago Centro e na Providência, por isso, ao visitar a capital chilena é importante evitar essas regiões.

Os principais pontos de protestos ocorrem na Alameda, Av. Providência e na rua Plaza Itália. No entanto, os locais podem mudar ou ruas podem ser fechadas para evitar conflitos.

Leia também: Motivos para você viajar para o exterior

Por isso, é importante se manter atualizado sobre as notícias da região.

Vinícolas em Santiago

As vinícolas são lugares deliciosos para visitar em Santiago, além de serem tranquilos e longes dos principais pontos de manifestações no Chile.

Entre as principais vinícolas abertas ao público na capital chilena estão Undarraga, Concha y Toro e Santa Rita.

Todas as três opções estão próximas ao centro de Santiago, porém em locais seguros para turistas.

Cerro San Cristóbal

Esse é um dos principais pontos turísticos de Santiago. Localizado no Parque Metropolitano, o Cerro San Cristóbal fica no Barrio Bellavista, sendo uma ótima opção de passeio tranquilo.

La Chascona

Próxima ao ponto turístico anterior, La Chascona é a antiga casa de Pablo Neruda, um poeta chileno.

Também no Barrio Bellavista, essa casa abriga diversos pertences pessoais do poeta, incluindo um retrato de sua esposa pintado pelo artista Diego Riviera.

Estações de Ski

A uma hora de distância do centro de Santiago, aproximadamente, é possível encontrar várias estações de Ski.

Então se você está procurando aventura, diversão na neve e um lugar seguro para visitar em Santiago, aposte nessas opções. Dificilmente você irá se deparar com uma manifestação na região.

Sky Costanera

Localizado em Santiago Centro, o Sky Costanera é o maior prédio de Santiago e um dos principais pontos turísticos da cidade.

Para visitar a região sem se expor a perigos, dê preferência para o horário da manhã e acompanhe sempre notícias sobre a região.

Mas pode ficar tranquilo, esse ponto turístico não é o alvo das manifestações.