Por que viajar para o exterior? Motivos para conhecer outros países

viagem para exterior

Novas experiências de vida, desenvolvimento de idiomas, conhecer novas pessoas, culturas e lugares, estão entre os principais benefícios de viajar para o exterior.

Em busca desses e de outros benefícios, o número de desembarques internacionais aumenta a cada ano. E é sobre isso que falaremos neste artigo.

Quer saber porque as pessoas querem tanto viajar para outros países? Então confira neste artigo 5 motivos para fazer as malas e viajar para o exterior.

Viajar para o exterior é tendência entre os brasileiros

Há inúmeros destinos lindos para conhecer no Brasil, mas não devemos esquecer que o turismo internacional é o sonho de muitas pessoas.

Viajar para o exterior é uma tendência sempre em alta entre os brasileiros, isso porque todo mundo já sonhou em conhecer um país diferente, uma nova cultura, entre outras coisas que não vemos comumente no Brasil.

Somente em 2018, houve um aumento de 5,5% no número de viagens internacionais que saíram do Brasil.

De acordo com dados divulgados pela World Travel Monitor, que é da empresa de consultoria IPK Internacional, o turismo internacional é um dos impulsionadores do crescimento econômico global.

Os dados apontam que houve um crescimento de 3,7% na economia global gerada pelo turismo internacional em 2018.

Esses dados mostram que o turismo internacional é tendência em todos os países, não são apenas os brasileiros que estão em busca de novas experiências no exterior.

Entre os destinos, as agências de viagens brasileiras destacaram que os brasileiros preferem os seguintes países para suas viagens internacionais: Estados Unidos, Argentina, França, Chile, Inglaterra e Itália.

Só nos Estados Unidos há 5 destinos muito procurados pelos brasileiros, sendo eles: Orlando, Nova York, Miami, Las Vegas e Los Angeles.

Motivos para viajar para o exterior

Considerando a grande procura por viagens internacionais, listamos alguns motivos pelo qual você deve conhecer outros países. Confira!

1. Viajar para o exterior te faz sair da zona de conforto

O fato de não conhecer o país, a cidade, as pessoas, os lugares e não entender perfeitamente o idioma, faz com que você se sinta longe da zona de conforto.

E isso é ótimo para quem quer desenvolver habilidades e se sentir capaz de fazer tudo que quiser.

2. Aprendizado através de novas experiências

Em viagens internacionais, todas as experiências contribuem para um novo aprendizado. Seja sobre lidar fora da sua zona de conforto ou ainda sobre coisas que contribuem para a construção de caráter.

E pode ter certeza, imprevistos sempre acontecem e eles podem contribuir enormemente para sua vida.

3. Viajar para o exterior contribui para seu currículo

Mesmo que você não estude ou trabalhe no exterior, as viagens internacionais contribuem para as experiências de vida e isso é algo enriquecedor para qualquer profissional.

Então, se você tiver a oportunidade de conseguir um trabalho ou estágio no exterior, saiba que isso terá ainda mais peso em seu currículo.

4. Aperfeiçoamento de idiomas e comunicação

Se você está aprendendo um novo idioma, vale muito a pena colocar esses conhecimentos em prática visitando outros países.

Isso porque as experiências no exterior contribuirão enormemente para o desenvolvimento do idioma, já que você ouvirá a todo momento, pessoas falando em outra linguá e terá que se comunicar da mesma forma.

Outro ponto importante nesse quesito é que você aprenderá a se comunicar de acordo com a cultura do lugar.

Por exemplo, no Japão as pessoas se cumprimentam fechando as mãos “em prece” e se curvando umas às outras.

Esses elementos de comunicação entre as culturas é muito importante para o aprendizado de uma língua.

5. Cria empatia por povos e culturas

Quando vemos outros países em programas de televisão ou na internet, não temos a dimensão do quanto a generalização pode ser maléfica.

O que vemos sobre outras culturas nem sempre ocorre com todas as pessoas que vivem em um país.

Por isso, é interessante ter essa experiência para quebrar paradigmas, preconceitos e aprender um pouco mais sobre empatia.