Programação das férias de julho do Museu da Língua Portuguesa

Foto do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

O que fazer durante as férias de julho em São Paulo? Uma ótima dica é aproveitar as diversas atividades oferecidas pelo Museu da Língua Portuguesa.

A programação de férias inclui também a quinta edição do Sarau Língua Afiada, uma apresentação do projeto Plataforma Conexões, visitas mediadas pelo Núcleo Educativo e a presença da instituição em duas mesas de debate da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Veja a programação de férias a seguir:

Museu da Língua Portuguesa na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

A edição deste ano da Bienal Internacional do Livro de São Paulo tem Portugal como país convidado de honra.

O Museu da Língua Portuguesa, em parceria com o Instituto Camões, promove durante o evento duas mesas de debate.

A mesa “O povo é o inventa-línguas”, mediada por Marina Toledo, já aconteceu no dia 6 de julho.

Já a mesa “Língua e Canção” será realizada com o músico e escritor Kalaf Epalanga, de Angola, e o historiador e compositor brasileiro Cacá Machado.

A curadora especial do Museu da Língua Portuguesa, Isa Grinspum Ferraz, faz a mediação.

Esse debate acontece no dia 9 de julho, às 18h, no Auditório do Museu da Língua Portuguesa. O debate também pode ser acompanhado online através das redes sociais do museu.

5º Sarau Língua Afiada

O Sarau Língua Afiada será comandado pelo escritor Sérgio Vaz, com a participação do Sarau da Cooperifa e do DJ Zeca.

O microfone vai estar aberto para quem quiser ler a poesia.

Promovida pelo Núcleo de Exposições e pela Programação Cultural do Museu, a atividade acontece dia 23 de julho, das 12h às 14h, no Saguão Central da CPTM.

Foto do Sarau Língua Afiada
Sarau Língua Afiada com o escritor Sérgio Vaz. Imagem: Instagram.

Travessias Sonoras

O projeto Travessias Sonoras ocupará o Saguão Central da CPTM no dia 13 de julho e faz parte da programação do Plataforma Conexões, do Museu da Língua Portuguesa.

Trata-se de um projeto que propõe um diálogo dos sons da cidade de São Paulo por meio de peças clássicas de compositores que nasceram no país.

Além disso, serão lidos textos de escritores de diferentes períodos históricos da literatura brasileira.

Instalação ‘O Conto da Ilha Desconhecida’

A instalação é inspirada no livro de homônimo de José Saramago. Em “O Conto da Ilha Desconhecida”, um homem pede ao rei um barco para viajar até uma ilha desconhecida, fazendo uma metáfora com o otimismo e a vontade de realizar sonhos.

Até o dia 24 de julho, uma barca inflável de sete metros de comprimento ocupará o Saguão B do Museu da Língua Portuguesa como parte das homenagens ao centenário do escritor.

O cenário foi construído e desenvolvido pela companhia teatral Pia Fraus. Dentro da barca, bonecos de diferentes materiais narram o conto.

A ideia da instalação ‘O Conto da Ilha Desconhecida’ é proporcionar uma experiência cenográfica imersiva, principalmente para jovens e crianças que geralmente não são considerados leitores de José Saramago.

As visitas acontecem de terça a domingo, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

Imagem do barco inflável no Museu da Língua Portuguesa
O barco inflável, no meio do Saguão B do Museu da Língua Portuguesa, é preenchido com bonecos e maquetes que ilustram a obra de José Saramago. Foto: Ciete Silvério.

Estação Férias – Lugares para Mirar

Atividades de escrita, leitura em voz alta, construção de novas narrativas e entendimento de significados diferentes para uma mesma palavra serão oferecidas a quem passar pela instalação do Saguão B do Museu da Língua Portuguesa.

Confira as oficinas gratuitas que aconteceram durante o mês:

  • Oficina Página, Paisagem
  • Oficina Lugares de mirar
  • Oficina Sonho e imaginação
  • Oficina Objetos poéticos para o cotidiano
  • Contos sobre ilhas desconhecidas

Exposição principal

A exposição principal do Museu da Língua Portuguesa reúne experiências que mostram a diversidade da língua portuguesa por meio de recursos audiovisuais, textos informativos e interatividade.

No “Línguas do Mundo” por exemplo, 23 das 7.000 línguas diferentes existentes são ouvidas em mastros espalhados pelo espaço.

Já no “Nós na Língua”, ganha destaque o português falado em países como Angola, Moçambique e Guiné-Bissau.