Turismo: O que esperar do curso?

Já pensou em trabalhar onde você passa as férias? Pois saiba que o Turismo empregou 319 milhões de pessoas no mundo e gerou US$ 8,8 trilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) mundial só em 2018! Esse valor corresponde a 10,4% de toda a atividade econômica global, segundo os dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, sigla em inglês).

E não para por aí, o Turismo é o segundo setor que mais cresce no mundo! Ainda de acordo com o WTTC, a área teve uma alta de 3,9%, superando pelo oitavo ano consecutivo a expansão da economia global, que foi de 3,2% em 2018.

Se animou em ser um turismólogo? No Brasil, o curso de Turismo surgiu em 1971 e a profissão foi reconhecida em 2012, pela lei federal nº 12.591. Nosso país tem um enorme potencial turístico devido a diversidade cultural e as belezas ambientais. E o mercado turístico aqui, além de gerar renda para muitas pessoas, ainda ajuda a preservar a história, a cultura e o meio ambiente de várias partes do Brasil. Afinal, o que faz um turismólogo? Ele pode atuar como guia de turismo, em agências de viagens ou em órgãos públicos, ou promover de viagens e eventos. Mas não só de viagens vivem os profissionais de Turismo, eles também podem gerenciar de hotéis, restaurantes e empresas de eventos e lazer, e atuar na área de marketing ou transportes.

Como é o curso? Para se tornar um profissional de Turismo é preciso fazer o curso técnico ou bacharel. O curso técnico tem mais disciplinas práticas e dura cerca de 2 anos. Já o bacharel tem mais matérias teóricas e é mais longo, de 3 a 4 anos. No caso dos guias de turismo, é preciso fazer o curso técnico e se cadastrar no Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Gustavo Sanches é aluno de Turismo na Universidade Anhembi Morumbi e escolheu o curso por ser uma área ampla e em crescimento, com possibilidade de atuação em vários segmentos. “É uma área que oferece oportunidades incríveis para aqueles que amam e se dedicam a hospitalidade e o prazer de bem servir”, completa Gustavo. Já para Victor Mazuca Scagion, aluno de Turismo na Universidade de São Paulo (USP), foi o fascínio por culturas que o fez se encantar pelo curso. “Aprender e entender as particularidades das pessoas e de suas diferentes culturas é o que mais me encanta no Turismo!”, conta o aluno.

O conteúdo do curso é bem multidisciplinar e envolve, além de turismo, administração, marketing, economia, cultura, artes, história, geografia, meio ambiente e gastronomia. A instituição pode dar ênfase a um setor específico, como administração ou ecoturismo.Na opinião de Victor Mazuca, por ter uma abordagem bem ampla, o curso torna-se generalista. “Então cabe ao aluno focar em uma área de interesse e estudar por conta, fazendo uma especialização após a graduação” O estágio é obrigatório para concluir o curso. “Os estudantes podem estagiar nas mais diferentes áreas do Turismo, como agências, operadoras, meios de hospedagem, empresas de lazer e recreação, eventos, alimentos e bebidas”, explica a coordenadora do curso de Turismo da Anhembi Morumbi, Silvia Valente.

Durante o curso, são feitas palestras, workshops e oficinas que contribuem para a formação acadêmica e profissional do estudante. O intercâmbio é outra oportunidade para o aluno de Turismo e o Gustavo Sanches aconselha: ”É algo que recomendo pois ampliou minha visão sobre o turismo e pude ter uma experiência incrível”

Falando em intercâmbio, o conhecimento de, pelo menos, uma língua estrangeira é indispensável para os profissionais de Turismo e o curso também inclui essa disciplina. É recomendado que os turismólogos saibam se comunicar em inglês e espanhol. As possibilidades de atuação na área de Turismo são muitas e os conhecimentos e habilidades a serem adquiridos também.

Para se aprimorar durante o curso, Victor Mazuca dá a dica: “O bom aluno tem que ler bastante, se inteirar das novidades e, se possível, viajar, não só para aproveitar a viagem, mas para observar e compreender a atividade turística dos locais visitados”

Esta entrada foi publicada em Padrão e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *