Viagens aéreas no mercado doméstico do Brasil cresceu pelo 2º mês seguido

A demanda de passageiros por voos no mundo inteiro cresceu 4,6% em novembro de 2012, na comparação com novembro de 2011, mostram os números da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), divulgados nesta quarta-feira (9).

Em relação a outubro, o tráfego de passageiros em novembro cresceu 0,6%. A capacidade de passageiros ofertada subiu 3,2% e a taxa de ocupação aumentou um ponto percentual, para 77,3%.

Segundo o relatório, os números de novembro mostraram uma melhora tanto na demanda de passageiros quanto na de carga. Os volumes de carga aérea subiram 1,6% em novembro, após declínio de 2,6% em outubro, na comparação ano a ano.

Segundo o diretor-geral e CEO da IATA, Tony Tyler, apesar dos indicadores positivos, ainda é prematuro considerar esta como uma “virada para o mercado de carga em termos de recuperação e reconquista do terreno perdido”.

“As condições estão se alinhando para um retorno ao crescimento em 2013. Em 2013, esperamos que o volume de carga cresça 1,4%, e o tráfego de passageiros aumente até 4,5% no mundo”, disse Tyler, em comunicado, acrescentando que a margem esperada do setor em 2013, de 1,3%.

Brasil registra maior crescimento doméstico

Segundo a IATA, o mercado doméstico cresceu 3% em relação a novembro de 2011.

O relatório destaca que o Brasil registrou pelo segundo mês consecutivo o maior crescimento doméstico, com alta de 10,2% na demanda em novembro. Em relação a outubro, o tráfego cresceu 2,3%. A capacidade ofertada caiu 2,1% e a taxa de ocupação saltou 8,3 pontos porcentuais, para 73,9%.

A IATA representa aproximadamente 240 linhas aéreas responsáveis por 84% do tráfico global aéreo.

Esta entrada foi publicada em Padrão e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *