Viagem espacial – Primeira nave privada Falcon 9 da empresa SpaceX partirá neste sábado

A SpaceX deve se tornar neste sábado (19) a primeira empresa privada a enviar seu próprio cargueiro para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), uma façanha que os governos de apenas alguns países realizaram.

A missão de alto risco está prevista para começar antes do amanhecer deste sábado, às 04h55 locais (05h55 de Brasília) com o lançamento da nave não-tripulada Dragon a bordo do foguete Falcon 9 da Estação Espacial da Força Aérea em Cabo Cañaveral, na Flórida.

Se bem sucedido, o lançamento alavancará ainda mais a companhia do bilionário da internet, o empreendedor Elon Musk, na corrida para preencher o vácuo deixado pelo fim do programa de ônibus espaciais no ano passado e restaurar o acesso dos americanos ao espaço.

Caso contrário, será um revés para a SpaceX, uma das muitas empresas que trabalham para construir e lançar uma nave espacial que possa transportar astronautas para a ISS em 2015 e a primeira a tentar uma missão cargueira como precursora de um voo tripulado.

“A atenção dada a este voo cria grandes expectativas; ainda é um voo de teste, mas as consequências de um fracasso seriam muito sérias”, disse John Logsdon, especialista em políticas espaciais da Universidade George Washington.

A Nasa está fazendo uma grande aposta no sucesso desta missão. A SpaceX recebeu até agora 381 milhões de dólares da NASA como parte de um contrato de vários anos de 1,6 bilhão de dólares para desenvolver um cargueiro de transporte para (e de volta da) ISS.

Se o tempo ou outras razões atrapalharem a decolagem no sábado, haverá outra oportunidade para o lançamento no dia 22 de maio. Agências espaciais de Rússia, Japão e Europa também enviam cargueiros para a ISS.

Fonte: AFP

Esta entrada foi publicada em Padrão e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *