Vai organizar a sua viajem de féria ou final de ano? Cuidado com as empresas piratas de turismo

Antes de viajar, é importante pesquisar a empresa pela qual você pretende contratar o serviço, pois ao contratar empresas piratas o turista não terá a quem recorrer ou responsabilizar em caso de quebra de contato.

Para evitar a atuação de empresas irregulares, o Ministério do Turismo criou Cadastur (Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos).

Com esse cadastro, as agências operadoras, meios de hospedagem, transportadoras, acampamentos, parques temáticos e guias são obrigados a fazer o registro, que confirma que a empresa existe e está em dia com suas obrigações legais na data de certificação.

Então, para garantir a tranquilidade na sua viagem verifique se o prestador de serviços turísticos está regularmente cadastrado junto ao Ministério do Turismo por meio do site do Cadastur.

Cuidado

É importante lembrar que não são todos os prestadores de serviços turísticos que precisam estar cadastrados no Cadastur. Para alguns, o cadastro é opcional. Nestes casos, é importante que você se certifique de que ele esteja ao menos formalizado.

Confira os setes tipos de serviços que deveriam realizar o cadastro:

– Agência de Turismo
– Meio de Hospedagem
– Transportadora Turística
– Guia do Turismo
– Organizadora de Eventos
– Acampamento Turístico
– Parque Temático

Vale consultar também amigos e familiares que já tenham utilizado o serviço para saber se a empresa ou profissional prestou o serviço de forma satisfatória.

Seus Direitos

Em caso de problemas na prestação de qualquer serviço turístico, procure o Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) para fazer a reclamação.

Para isso tenha sempre em mãos os comprovantes dos serviços turísticos contratados. Valem anúncios de jornais, de internet, vouchers, entre outros comprovantes.

Fonte: UOL

Esta entrada foi publicada em turismo e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *