Turismo no Ceará – Quase três milhões de turistas passaram estado em 2011


Estrutura com piscina, parques para crianças e até massagistas nas barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza

Promessa de muito sol, barracas de praias com todo a infraestrutura como em nenhum outro estado no país, além do turismo que aventura e esportes náuticos, que nos últimos anos vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Esses são apenas alguns dos fatores que foram decisivos na escolha do Ceará como o destino turístico de 2.848.459 pessoas em 2011.

Os dados repassados pela Secretaria de Turismo do Ceará (Setur) representa um aumento de 38,10% na entrada de turistas no estado no últimos cinco anos. “ A cada ano o fluxo de visitantes é maior e, desde 2009, só temos alta e altíssima estações”, afirma o Secretário Bismarck Maia.

De acordo com o Ministério de Turismo, houve aumento também na chegada de turistas internacionais nos últimos anos. Em 2010, foram 95.786 turistas que chegaram, em sua grande maioria, pelo aeroporto intrnacional Pinto Martins (79.346). Já em 2011, subiu para 97.553 o total de tursitas, sendo 84.610 pelo aeroporto. A chegada de turista via marítima foi de 16.440 em 2010, e apresentou queda em 2011, com a entrada de 12.943 turistas estrangeiros.

CRESCIMENTO – De acordo com a Setur, o aumento visto nos últimos ano no turismo está ligado à divulgação cada vez maior do Ceará nas mídias nacionais e internacionais. “São cerca de R$ 25 milhões são destinados à divulgação nas principais revistas e jornais de circulação nacional, em grandes produções de TV, em aeroportos europeus, além das participações nas mais importantes feiras de turismo do Brasil e do Mundo”, afirma o secretário de turismo.


A Praia de Iracema e a Beira Mar concentram os principais hotéis em Fortaleza

E a divulgação do estado não pára por aí: Ao todo foram investidos até julho de 2011 em publicidade R$ 13,4 mi, oriundos do Tesouro Estadual só com publicidades locais. O conceito da publicidade é feita para dois blocos consumidores completamente diferentes: um é considerado local (inclunido alguns estados do Nordeste) e o outro é o consumidor nacional/internacional.

PUBLICIDADE – A campanha voltada para os cearenses e os nordestinos traz o tema “Ceará. Tem sempre mais pra você”. Ela mostra um estado com atrações turísticas em todos os lugares, da capital ao interior, do litoral, ao sertão, mostrando os atrativos em Fortaleza, as praias do litoral leste e do oeste e o interior do estado (Canoa Quebrada, Jericoacoara, Flecheiras, Cumbuco, Aquiraz, Icaraí de Amontada, Icapuí, Tianguá, Camocim, Beberibe, Fortim, Taíba, Guaramiranga, Sobral, Crato, Ubajara, Quixadá, Juazeiro do Norte).

Já para o público de fora, ou seja, no Brasil e no mundo, a campanha leva o tema “Ceará. Alegria em seu melhor sentido.” Através deste conceito, a campanha fez uso de verbetes que traduzem todas as sensações que o turista vive quando visita o Ceará. Desde a adrenalina e a aventura dos esportes radicais até as inesquecíveis e paradisíacas belezas naturais do litoral cearense. As palavras escolhidas para traduzirem e divulgarem as belezas do Estado foram: Natureza (região de Fortim), Felicidade (região de Jericoacoara), Aventura (região de Guaramiranga), Inesquecível (Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara), Liberdade (região de Canoa Quebrada), Paraíso (região de Flecheiras), Emoção (região do Cumbuco), Beleza (região de Fortaleza).

Esportes como o kitesurf invadem as praias dde Flecheiras e Mundaú na costa oeste do Ceará

GARANTIA SOL – O governo também lançou uma promoção chamada “Garantia Sol” em parceria com CVC Viagens e apoios da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará. De acordo com a promoção, o turista tinha garantido um novo pacote de viagem em caso de chuvas por mais de duas horas, entre 11h e 16h, e em pelo menos três dias de estada no Ceará. O benefício deveria ser usufruído no prazo de 24 meses.

A promoção “Garantia de Sol Ceará” foi válida para viagens realizadas entre 1º de agosto e retornos programados até 30 de outubro de 2011.

INFRA ESTRUTURA – Atualmente o governo está trabalhando no aumento da infra-estrutura local. Dois aeroportos no estado estão sendo construídos, um em Canoa Quebrada, no município de aracati, litoral leste do estado e outro em Jericoacoara, no município de Cruz, litoral oeste do estado, além da ampliação do aeroporto do Cariri.

Além disso está sendo finalizando o novo Centro de Eventos do Ceará, considerado o 2º maior da América Latina, para receber congressos e feiras internacionais, aumento o impacto no turismo de negócio. O equipamento receberá no próximo dia 30 de junho o show da cantora Jennifer Lopez.

Outro equipamento turístico que será construído em Fortaleza é o aquário do Ceará.

Beach Park é uma das atrações turísticas no Ceará, com o segundo maior parque aquático da América Latina

NOVIDADES – Para os próximos anos com a vinda da Copa 2014, o governo se prepara com o novo equipamento, o Acquário do Ceará. Orçado em R$ 250 milhões, tem previsão para ser entregue em 2014.

Serão 38 tanques-recinto de exibição, com capacidade para 15 milhões de litros, em área total construída de 21.500 metros quadrados. O equipamento terá quatro pavimentos (subsolo e mais 3 adares) com áreas de lazer, dois cinemas 4D, simuladores de submarino, equipamentos que proporcionam interação entre público e aquário, além de túneis submersos que levarão os visitantes ao interior do tanque de animais marinhos. De acordo com o secretário de turismo o dinheiro para a manutenção do equipamento virá dos ingressos, empresas que queiram investir e o incremento da receita do estado vindo principalmente do aumento do turismo.

Esta entrada foi publicada em Ceará, Fortaleza e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *