Turismo no Brasil – Meios de hospedagem(Hotel, Resort, Pousadas, Flat) deverão ter requisitos mínimos de atendimento

O coordenador geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch, fez o pré-lançamento do novo Sistema de Classificação Hoteleira do Ministério do Turismo, durante a programação do primeiro dia do Congresso Mineiro de Hotelaria, em Belo Horizonte. O projeto será apresentado oficialmente pelo Ministério do Turismo na próxima quarta-feira, dia 08, em Brasília. “Será um referencial para a hotelaria de todo o país”, afirmou Moesch.

O novo Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem estabelece os requisitos mínimos de atendimento, em conformidade com a Lei nº 11.771/2008. Durante a palestra “Classificação Hoteleira e Selo da Qualidade”, Ricardo Moesch anunciou que no próximo ano será inaugurado, no Rio de Janeiro, o primeiro Hotel Conceito do Brasil. “Será o primeiro hotel laboratório específico na questão hoteleira”, antecipou.

De acordo com a nova classificação hoteleira, os meios de hospedagem poderão se enquadrar nas seguintes tipologias: Hotel, Resort, Pousada, Hotel-Fazenda, Hotel-Histórico, Flat e Cama & Café. Os estabelecimentos receberão classificação no sistema de uma a cinco estrelas.

Todas as informações sobre como se enquadrar no novo sistema de classificação hoteleira serão disponibilizadas pelo Ministério do Turismo a partir da próxima semana, mas a presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Silvania Capanema, adiantou que para participar do novo processo de classificação, as empresas hoteleiras deverão estar inscritas no Cadastur (sistema de cadastro de empresas hoteleiras do MTur), solicitar verificação do Inmetro e passar por avaliações agendadas. “Caso a documentação analisada seja aprovada, o MTur terá um prazo de 10 dias para emitir o certificado e autorização para o uso das estrelas”, revelou Capanema.

O Congresso Mineiro da Hotelaria é realizado pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de MG (ABIH) e conta com o apoio do Senac-MG, Sebrae-MG e Fatec/CDL.

O evento é dedicado à qualificação hoteleira, e a programação foi planejada em função do maior evento esportivo a ser realizado em Minas Gerais, a Copa de 2014. Hoteleiros, gestores, colaboradores, consultores e profissionais estão tendo a oportunidade de conferir cerca de 20 palestras, ministradas por especialistas e executivos de grandes grupos hoteleiros, sobre as metodologias aplicadas para melhor atender ao turista. O Congresso Mineiro de Hotelaria continua hoje, no Minascentro, em Belo Horizonte.

Fonte Portugal Digital

Esta entrada foi publicada em Cama & Café, Flat, Hotel, Hotel Fazenda, Hotel Histórico, Meios de Hospedagem, Pousadas, Resort, turismo e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *