Turismo em crescimento no mundo

O turismo mundial cresceu este ano, até Junho, 4,5 por cento em relação ao mesmo período de 2010 e bateu o recorde de 440 milhões de turistas, anunciou, no sábado, a Organização Mundial. A OMT sublinha que, apesar dos múltiplos desafios, o mercado consolida a recuperação iniciada em 2010.

No primeiro semestre deste ano, o número total de chegadas superou em 19 milhões o volume do mesmo período de 2010.

O aumento de turistas de viagens internacionais ajusta-se em grande medida à previsão divulgada pela OMT no início deste ano, que apontava para um avanço entre 4 e 5 por cento, taxa ligeiramente superior à de 4 por cento, considerada média de longo prazo.

A Organização Mundial do Turismo alertou que o avanço no resto do ano pode ser moderado devido à incerteza crescente nos últimos meses, que reduz o desenvolvimento das empresas e a confiança dos consumidores. O secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, disse que é preciso ser cauteloso, pois a economia mundial dá sinais de instabilidade e nervosismo crescentes, pelo que “recuperar o crescimento económico sustentado e equilibrado continua a ser o grande desafio”. Com crescimento de 4,3 por cento, sublinha a nota da OMT, as economias ricas aproximaram-se dos 4,8 registados pelas emergentes, que lideraram o crescimento do turismo internacional nos últimos anos. Os resultados dos últimos meses mostram que em destinos como o Egipto, a Tunísia e o Japão o recuo da procura se está a inverter, afirma a nota, que pede “o apoio contínuo” àqueles “plenamente preparados para receber visitantes de todo o mundo”.

Esta entrada foi publicada em turismo e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *