Recife, turismo o ano inteiro – Capital multicultural do país

Multicultural é como se pode definir Recife.
A cidade fervilha de manifestações e eventos o ano inteiro, o que agrada em cheio os visitantes

Capital do Estado de Pernambuco, Recife é uma das cidades brasileiras que mais investem, atualmente, no turismo e consolida-se na preferência dos viajantes com grande oferta de opções para os que buscam lazer, cultura, gastronomia, saúde, sol e mar e muita história.

Cidade voltada aos serviços, economicamente tem alcançado índices de crescimento maiores que o da região e do País. É conhecida por ser o principal polo gastronômico nordestino e terceiro do Brasil em quantidade, variedade e qualidade de bares e restaurantes.

Recife é também o segundo maior polo de saúde do Brasil, atraindo pacientes de várias partes do Brasil e do mundo. Ganhou notoriedade pela qualidade do parque de tecnologia da informação, o Porto Digital, que exporta talentos e conhecimentos. A cidade encanta os visitantes ao oferecer uma programação dinâmica, sete dias por semana, para todas as idades.

Capital multicultural do País

A capital pernambucana convida o turista para temporadas de lazer, diversão, cultura e saborosa gastronomia

A formação cultural do Recife advém de uma época colonial em que o local era permeado pela cultura da cana-de-açúcar. Além disso, por ser uma cidade portuária, tornou-se estratégica para o escoamento da produção e o advento de tendências culturais de várias partes da Europa. Afora isso, viveu sob influência da colonização portuguesa e holandesa, além das tradições africanas, indígenas e judaicas.

Com tamanhas influências e tão distintas, era natural que o Recife vivesse uma efervescência cultural como poucas cidades já observaram. Como o passado tem grande impacto no presente, a capital pernambucana tornou-se a ´Capital Multicultural´, título que ostenta com orgulho ao lado de outros, como “Capital do Frevo”, ritmo de dança e música secular autenticamente pernambucano.

Recife tem uma tradição junina forte com um São João animado com muito forró para dançar agarradinho e um réveillon festivo, com shows com participação de grandes atrações nacionais e uma bela queima de fogos na beira mar de Boa Viagem, onde estão instalados os principais hotéis da cidade. Além disso, Recife tem recebido grandes espetáculos internacionais, como os shows de Amy Winehouse, Black Eyed Peas, Iron Maiden, Backstreet Boys, Cindy Lauper, Cranberries, Alanis Morissette e outros. O próximo será o de Paul McCartney, consolidando o destino como uma excelente opção de entretenimento para os fãs da música internacional.

Roteiro cultural


 Teatro Santa Isabel


Além da música, Recife é conhecida por suas belezas arquitetônicas. Uma delas é o Teatro Santa Isabel, um dos 14 teatros-monumento do País, reconhecido como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, inaugurado em 1850. O teatro fica ao lado de outros locais igualmente encantadores, como o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado; e da Praça da República, com esculturas de deusas gregas, palmeiras imperiais e baobá centenário.

Praça da República

Ainda na área do centro, chama atenção a arquitetura do Mercado de São José, edificação pré-fabricada em ferro importada da Europa, onde o visitante encontra desde artesanato até gêneros alimentícios e ervas medicinais. A Casa da Cultura é outro ponto imperdível. Antiga Casa de Detenção do Recife, hoje abriga lojas de artesanato. Uma das celas foi preservada em seu formato original para que o visitante tenha ideia de como funcionou em seu passado. As pontes sobre os rios Beberibe e Capibaribe enfeitam o centro e reforçam o título de Veneza Brasileira para a capital.

O roteiro cultural também deve incluir a Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas, fundada durante o período holandês em que era permitido o livre culto. A Sinagoga funciona na antiga Rua dos Judeus, hoje Rua do Bom Jesus, tendo sido totalmente reformada, mas mantida a sua arquitetura interna original, onde o visitante pode visualizar o mikvê, o poço de purificação, e o piso original.

Ainda devem entrar na programação a Oficina Cerâmica Brennand e o Instituto Ricardo Brennand (IRB), ambos no bairro da Várzea. O IRB traz o maior acervo de obras de Frans Post sobre o Brasil holandês e uma coleção de armas brancas igualmente grandiosa. Já a Oficina Brennand, situada em uma reserva de Mata Atlântica, expõe o trabalho do renomado artista Francisco Brennand em todas as suas fases e expressões como pintura e escultura.

Para os amantes de praia, Recife convida a conhecer e curtir Boa viagem, a mais famosa da capital. Com cerca de sete quilômetros de extensão, é delimitada pela praia do Pina em um lado e pelas praias de Piedade do outro. Boa Viagem é protegida por uma barreira de recifes naturais, os quais deram nome à cidade.

Na maré baixa, formam-se várias piscinas naturais de águas mornas ao longo da praia e também é possível andar sobre os recifes, que são relativamente planos e largos, embora escorregadios. Boa Viagem combina águas mornas e areia fina com a infraestrutura turística de uma moderna metrópole. A maioria dos hotéis da cidade localiza-se na praia.

Com quiosques, bares e quadras poliesportivas, Boa Viagem é o principal destino dos recifenses durante os finais de semana. Pela manhã, nas areias, à tarde no calçadão e à noite em bares e restaurantes. Além de hotéis para todos os públicos, a praia abriga os maiores shoppings e lojas da cidade.

Pina é a primeira praia do Recife. Antiga colônia de pescadores, hoje é uma praia urbana que tem como atrativo um polo gastronômico e cultural. Chama atenção a infraestrutura de quadras, quiosques e áreas para lazer, principalmente infantis. Além disso, Recife tem a maior concentração de navios artificialmente naufragados do Brasil. A visibilidade de 50 metros é um atrativo e tanto para os mergulhadores. A cidade dispõe de uma estrutura de operadoras de mergulho qualificadas e experientes.

Gastronomia

Recife é o terceiro maior polo gastronômico do Brasil e o primeiro do Nordeste. Com uma rica diversidade de delícias à mesa, consolida-se como um dos mais promissores mercados gastronômicos do País, abrigando uma variedade de restaurantes e bares capazes de satisfazer até os mais exigentes dos paladares. Da culinária regional, passando pelas cozinhas francesa, italiana, portuguesa, japonesa, peruana, entre outras, opções não faltam na cidade.

Quando o tema é saúde, a capital pernambucana é uma referência no setor, sendo considerada o segundo polo do segmento no Brasil. Na cidade, a assistência hospitalar detém um alto padrão de desempenho, seja nos hospitais, clínicas médicas, laboratórios e centros de diagnósticos.

Localizado junto ao Centro, o bairro do Recife Antigo passou por um programa gradual de revitalização urbana e transformou-se num dos principais polos de lazer e cultura da cidade. Vários imóveis foram restaurados e hoje são utilizados para fins culturais, empresariais e comerciais. Ali, os principais pontos turísticos e culturais são o Porto do Recife, Praça do Marco Zero, Torre Malakoff, Sinagoga Kahal Zur Israel, Shopping Center Paço Alfândega, Livraria Cultura, centros culturais e o Porto Digital, considerado um dos maiores polos de empresas de software do Brasil.

Carnaval

O frevo é a principal marca do Recife, mais evidenciada durante o Carnaval. No período, orquestras de frevo, acompanhadas de passistas, fazem a alegria dos foliões. Aliás, o Carnaval do Recife é único. É popular, democrático e descentralizado, acontecendo simultaneamente em várias partes da cidade, facilitando o acesso da população e dos visitantes a atrações de qualidade em uma programação ampla, diversificada, que valoriza os artistas locais e abre espaço para grandes nomes da música brasileira, além de alguns convidados internacionais.

O Carnaval no Recife é uma mistura de ritmos e sons, como frevo, maracatu, caboclinho, samba, coco, rock. Há shows em palcos ao ar livre, apresentações na rua, desfiles de blocos e troças, foliões fantasiados e muito mais. Cada polo carnavalesco tem uma característica própria, o que proporciona muitas opções para todos os tipos de foliões.

SAIBA MAIS

Localização:

Recife, capital do Estado de Pernambuco, fica localizada a cerca de 800 quilômetros de Fortaleza

Como chegar:

De carro – Acesso pela BR 116

De ônibus – As empresas Guanabara (0800.728.1992 e/ou 4005.1992) e Transbrasil (3256.0312) ligam Fortaleza a Recife, diariamente, com saída do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé

De avião – Companhias aéreas que operam no Aeroporto Internacional Pinto Martins oferecem voos diários para Recife

Onde ficar:

Marante Plaza Hotel – 3465.1070

Marolinda Cult Hotel – 2123.2777

Des Arts Hotel – 3366.3166

Recife Praia Hotel – 2122.1100

Atlante Plaza Hotel – 3302.4446

Mar Hotel – 3302.4446

Onde comer:

Biruta Comedorias do Mar – 3355.8065

Cipó Nativo – 3328.3999

Parraxaxá – 3463.7874

Informações turísticas:

Secretaria do Turismo – 3232.8125

Disque Recife Turístico – 3232.2942

http://www.recife.pe.gov.br

http://www.turismoemrecife.com.br

Leave a Comment





Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.