Operadora de turismo com dificuldades financeiras – Tia Augusta anuncia suspensão das atividades

A operadora de turismo Tia Augusta anunciou nesta terça-feira, através de nota, que está suspendendo temporariamente suas atividades. A empresa alega dificuldades financeiras, que começaram em 2008 e foram agravadas este ano com a alta do dólar. Segundo a nota divulgada pela empresa, as vendas da operadora também caíram 50%. A operadora afirma que tentou todas as alternativas para solucionar os problemas existentes, como escassez de linhas de créditos, elevação dos custos financeiros e até o endividamento bancário, mas não obteve êxito.

De acordo com a empresa, 500 clientes têm pacotes comprados antes do dia 30 de outubro com data de embarque até o Carnaval de 2013. Eles estão sendo orientados através do telefone (11) 3068.5118 disponibilizado pela Tia Augusta. De acordo com a empresa, os clientes “terão todo o suporte para poderem ser acomodados com descontos significativos em outras operadoras, e assim realizarem as viagens programadas”.

Apesar de tentar tranquilizar os clientes com esta nota, ao ligar para o telefone disponibilizado pela operadora as notícias aos consumidores não são nada animadoras. Uma funcionária da Tia Augusta informou à reportagem que cada caso será analisado separadamente, mas deixou claro que dificilmente quem ainda tem um pacote a usufruir e já pagou por ele terá o seu dinheiro ressarcido, em caso de desistência, porque “a empresa não tem condições de reembolsar todos os clientes”. Outra opção dada pelo funcionário foi a realocação para outra operadora, mediante pagamento de adicional por se tratar de um nova empresa e um novo pacote.

De acordo com a nota da empresa, a Tia Augusta já havia entrado com pedido de Recuperação Judicial no dia 30 de outubro. Desde então, a empresa passou a vender apenas pacotes de terceiros para garantir o embarque de clientes.

Com mais de 40 anos de existência e cerca de 600 mil pessoas transportadas, a Tia Augusta Turismo foi criada em 1973 por Augusta Naressi e Paschoal Fortunato. A empresa ficou conhecida no país por levar menores desacompanhados a viagens nacionais e internacionais, especialmente à Disney, nos Estados Unidos.

Leia a íntegra da nota divulgada pela empresa:

“A direção da Tia Augusta Turismo vem a público comunicar que a empresa está suspendendo temporariamente suas atividades neste dia 04 de dezembro. Com dificuldades financeiras desde 2008, que foram agravadas em 2012 com a alta do dólar e a consequente baixa de mais de 50% das vendas, a operadora buscou todas as alternativas para solucionar os problemas existentes, que iam de escassez de linhas de créditos, elevação dos custos financeiros até um crescente endividamento bancário. Para isso, entrou em Recuperação Judicial no dia 30 de outubro e desde então passou a vender apenas pacotes de terceiros para garantir o embarque dos clientes. Foram despendidos todos os esforços a fim de manter seu futuro e pleno funcionamento sem prejudicar a qualidade e credibilidade que sempre marcaram a história da Tia Augusta Turismo.

A direção esclarece que os cerca de 500 clientes com pacotes comprados antes do dia 30 de outubro com data de embarque até o Carnaval de 2013 estão sendo contatados e recebendo todas as orientações necessárias para minimizar os custos, já que terão todo o suporte para poderem ser acomodados com descontos significativos em outras operadoras, e assim realizarem as viagens programadas. Para isso, uma equipe esta à disposição desses clientes pelo telefone 11 3068 5118.

A Tia Augusta Turismo agradece a confiança dos mais de 600 mil passageiros que viajaram nos últimos 40 anos. A empresa sempre tratou seus clientes com seriedade, e lamenta, mesmo que para o benefício de todos, ter que suspender temporariamente suas operações para implementar a reestruturação em curso.

Atenciosamente,

Direção Tia Augusta Turismo

04 de dezembro de 2012?

Esta entrada foi publicada em Padrão e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *