Onde fica Teresópolis?

Atrações Turísticas
A região oferece uma grande variedade em opções de lazer e diversão aos seus visitantes e moradores. Internacionalmente conhecida Teresópolis aparece sempre nas mídias nacionais e internacionais quando os jogadores da Seleção Brasileira de Futebol ficam concentrados na sede da (CBF) na Granja Comary.

Existem 3 Shoppings na cidade o maior é chamado Teresópolis Shopping, possui 3 salas de cinemas, praça de alimentação e dezenas de lojas, está localizado no centro da cidade. Ao lado existe a rua conhecida como Calçada da Fama onde os visitantes encontrarão bancos, lojas e centros comerciais.

  • PONTOS TURÍSTICOS

Centro de Treinamento da CBF
Não dá para visitar Teresópolis sem passar pelo local que tornou a cidade conhecida no Brasil e no exterior como a Casa da Seleção Brasileira de Futebol.

A sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), localizada na Granja Comary, um investimento de mais de R$25 milhões. Além de local para treinos da Seleção Brasileira de Futebol, é também um espaço para visitação. São mais de 150 mil metros quadrados de área verde compostos de belas paisagens, divididas entre cinco campos oficiais, 22 apartamentos duplos, ginásio coberto, sala de musculação, infra-estrutura para atendimento aos atletas, sendo um dos mais modernos centros de treinamento do mundo.

A Granja Comary destaca-se por um belo lago, emoldurado pela inigualável visão da Serra dos Órgãos, digno de cartão-postal.
Centro de Treinamento da CBF
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Dedo de Deus
Cartão-postal de Teresópolis, o monumento geológico encontra-se em território do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Com 1.692 metros de altitude, seu contorno reproduz com nitidez uma mão apontando o indicador para o céu.

Foi conquistado em 1912 por José Teixeira Guimarães, Raul Carneiro e os irmãos Américo, Acácio e Alexandre de Oliveira, de Teresópolis. O feito ainda é considerado um dos maiores marcos do montanhismo nacional.
Centro de Treinamento da CBF
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Mirante do Soberbo
Quando há neblina no local, a sensação é que estamos no meio das nuvens. Em dias claros é possível ver a Baía de Guanabara e vislumbrar o Rio de Janeiro como se fosse uma imensa cidade em miniatura. À noite dá para ver a ponte Rio-Niterói iluminada. Destaque para o Dedo de Deus e os picos da Pedra do Peixe e do Dedo de Nossa Senhora.


Mirante do Soberbo
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Feirarte – Feirinha do Alto
Uma das mais visitadas e maiores feiras a céu aberto do Brasil. Reúne artistas populares e artesãos da cidade, que expõem e comercializam seus produtos em barracas padronizadas.

Na Praça de Alimentação e Eventos, inaugurada em 2004, seus 18 boxes oferecem muitas opções de gastronomia. Conta com palco para a realização de shows e performances com artistas e grupos convidados. Nas ruas próximas à Feirarte, turistas e visitantes encontram bons restaurantes, passeios a cavalo, charrete e trenzinho.


Feirarte
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Mirante Granja Guarani
Pequena jóia neocolonial, foi construída em 1929 pela família Guinle, de onde observa-se grande parte da cidade de Teresópolis. É revestido com azulejos pintados em Lisboa pelo renomado artista Jorge Colaço.

Em traços fortes de azul sobre branco, as imagens traduzem quatro lendas indígenas: “O Dilúvio”, “O Anhangá e o Caçador”, “A moça que saiu para procurar marido” e “Como Apareceu a Noite”.

Encontra-se em estágio de depredação, por não fiscalização e conservação da prefeitura municipal apesar de ser tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (INEPAC), em 11 de novembro de 1982 e pela Lei Orgânica Municipal, em 1988

Localização: Alameda Iracema – Granja Guarani

  • Atrativo turístico em fase de recuperação pela Pref. Mun. de Teresópolis

Foto: INEPAC

Lago Iacy
Um dos pontos turísticos mais bonitos de Teresópolis, o lago foi construído por Carlos Guinle proprietário de uma grande fazendo na região.

Um excelente local muito agradável para visitar e realizar caminhadas ao redor. Cercado por montanhas protegidas pelo Parque Nacional. O lago já visitado por diversas personalidades, dentre as quais o ex-presidente Getúlio Vargas. Possui Cinco mil metros quadrados de lâmina d`água, é um lago de água corrente, alimentado por uma uma nascente do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Localização: Granja Guarani

  • Atrativo turístico em fase de recuperação pela Pref. Mun. de Teresópolis

Lago Iacy
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Fonte Judite
Fonte de água mineral radioativa, tendo indicações terapêuticas para diversas enfermidades. O entorno se constitui em obra arquitetônica em estilo colonial, apresentando fachada azulejada.

Possui ornatos em voluta, é encimada por pinhas e, ainda na fachada, estão cinco rostos de faunos, em metal.


Fonte Judite
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Fonte Amélia
Inaugurada em 8 de novembro de 1970, o atrativo apresenta três saídas d’água, em forma de cabeça de leão, e azulejos de confecção moderna. Águas leves, com indicação terapêutica para problemas do aparelho digestivo.


Fonte Amélia
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Matriz de Santa Teresa
A capela de Santa Teresa de Ávila, padroeira da cidade, começou a ser construída em 1855. Foi demolida em 1927 devido a sua má conservação e por não comportar mais o grande número de fiéis. Só então teve início a construção da atual Matriz, em estilo neogótico e com belos vitrais.
Matriz de Santa Teresa
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Matriz de Santo Antônio
A primeira capela erguida no local data de 1861. Em 1880 a matriz encontrava-se em ruínas, quando se iniciou então a construção da atual. Em 16 de novembro de 1933 era consagrada a nova Matriz de Santo Antônio do Paquequer.

A igreja foi construída e doada por um dos grandes benfeitores da cidade, Henrique Sloper, em nome de sua esposa, Odonie Sloper. Desde 2004 conta com moderno Centro de Celebrações, com capacidade para 600 pessoas.
Matriz de Santo Antônio
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Palacete Granado – SESC
Sede do Sesc Teresópolis, o palacete foi construído para ser a moradia do imigrante português José Antônio Coxito Granado, que fundou e dirigiu no Rio de Janeiro a Pharmácia Granado.

No princípio do século XX, o então comendador José Granado descobriu Teresópolis, onde transformou imensa área em chácara-modelo. Nesse local, em 1913, foi construído o Palacete Granado. Depois da morte do comendador, em 1935, passou a funcionar no local o Colégio Teresa Cristina, de 1940 a 1976.
Palacete Granado – SESC
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Mulher de Pedra
Localizado na Serra do Subaio, parte integrante da Serra do Mar, é um conjunto montanhoso de formação rochosa, com altitude superior a 2.000 metros. A formação desenha com grande semelhança o perfil de uma mulher deitada.
Mulher de Pedra
Foto: BrasilTurismo.com

Pedra da Tartaruga
Rodeada por bela paisagem, a Pedra da Tartaruga é muito procurada por praticantes de rapel. O formato, como o próprio nome indica, lembra o de uma tartaruga. Está localizado no Parque Natural das Montanhas de Teresópolis.
Pedra da Tartaruga
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Casa de Cultura Adolpho Bloch
De arquitetura singular, inaugurado em 19 de maio de 1988, o centro de atividades culturais é subordinado à Secretaria Municipal de Cultura e tem por finalidade o desenvolvimento cultural da população.

Também abriga exposições e mostras artísticas, como o Salão Nacional da Primavera. Sua fachada envidraçada possibilita maior integração da comunidade com as atividades do centro cultural, facilitando ainda a visão imponente do maciço da Serra dos Órgãos.
Casa de Cultura Adolpho Bloch
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Ginásio Pedro Jahara
Templo do esporte em Teresópolis, o Ginásio Poliesportivo e Cultural Pedro Jahara, o Pedrão, considerado o segundo maior do Estado do Rio de Janeiro, foi totalmente reformado e modernizado em 2007, 25 anos depois de sua inauguração, em 1982. Por sua completa infra-estrutura, tem sediado competições nacionais e internacionais de diversas modalidades.
Ginásio Pedro Jahara
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Paço Municipal Teresa Christina
Sede da Prefeitura, o atrativo está situado em uma das avenidas principais do município, tendo ao lado a Câmara Municipal. O prédio tem linhas em estilo colonial. Inaugurada parcialmente pelo prefeito Euclides de Aquino Machado em 1927, a obra teve prosseguimento nas administrações dos prefeitos Roger de Souza Malhardes (1951-54) e José de Carvalho Janotti (1955-58). Por decreto do prefeito Waldir Barbosa Moreira, passou a ser denominado Palácio Teresa Christina. Abriga o Teatro Municipal de Teresópolis.
Paço Municipal Teresa Christina
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Orquidário Aranda
Situado no bairro Quebra Frascos, em 8.000m² de vegetação de pinheiros, araucárias e cedros, contando com estufas e laboratórios para experiências e cruzamentos de espécies. O orquidário tem uma grande coleção de mudas, plantas híbridas e espécies importadas. Considerado o maior orquidário comercial do Brasil, a Aranda mantém exposições permanentes de seu acervo, além de cursos para os interessados em aprender a cultivar esta linda e exótica flor.

Praça de Esportes Radicais
Leva o nome do atleta teresopolitano Alexandre Oliveira, que morreu em 1998, vítima de uma avalanche, ao escalar o Monte Aconcágua, na Argentina, junto com outro alpinista teresopolitano de renome: Mozart Catão.

Inaugurada em setembro de 2004, a praça de esportes ocupa uma área de 4.000m². Conta com pista de skate de 1.000m², considerada uma das melhores do Brasil e classificada como a segunda melhor na modalidade street.
Praça de Esportes Radicais
Foto: Fernando Martins / FASERJ

? CACHOEIRAS
Cascata dos Amores
O atrativo apresenta piscina natural com aproximadamente 40m² e profundidade de até dois metros, com uma única queda em forma de escorregador.
Cascata dos Amores
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Cascata do Imbuí
De grande beleza, a cascata tem queda de cerca de vinte metros, onde as águas, com forte intensidade, se precipitam em corredeiras.
Cascata do Imbuí
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Cachoeira do Vale dos Frades
A cachoeira possui uma queda de aproximadamente dez metros, com declive acentuado e grande volume d’água, formando uma piscina natural com água transparente e fundo de areia. A Cachoeira dos Frades é bastante famosa sendo sempre usada em filmes nacionais e novelas para filmagens. Próximo se encontra o Morro dos Cabritos, muito procurado para a prática de montanhismo.
Cachoeira dos Frades
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Ecoturismo & Natureza
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos está localizado em 20.500 hectares abrangendo quatro cidades do estado: Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim e Magé. Terceiro mais antigo parque nacional brasileiro, foi criado em 30 de novembro de 1939, através de Decreto-Lei assinado pelo presidente Getúlio Vargas.

Com sede em Teresópolis, a 93 quilômetros do Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos abriga ricas fauna e flora típicas de encosta da Mata Atlântica, recebendo mais de 100 mil visitantes por ano.
Serra dos Órgãos
Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Oferece várias opções de lazer: piscina natural, trilhas para caminhada leve e trekking, cachoeiras, escaladas, além do incomparável cenário verde. Um dos aspectos notáveis do PARNASO é sua grande quantidade de acidentes geológicos do relevo da Serra dos Órgãos, que dá a Teresópolis o título de “Capital Brasileira do Montanhismo”, sendo considerado o maior centro de escalada do mundo próximo a perímetro urbano. Destaque para o Dedo de Deus, com 1.692 metros de altitude.

Parque Estadual dos Três Picos
Com 58.790 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos é o maior do Rio de Janeiro, representando um acréscimo de 75% em toda a área protegida por parques e reservas estaduais.

Seu nome evoca os três principais picos da região, formando um imponente conjunto de montanhas graníticas que, com cerca de 2.350 metros de atitude, é o ponto culminante da Serra do Mar. Mulher de Pedra, Torres de Bonsucesso, Caledônia e Pedra do Faraó compõem o seu relevo. Abrangendo os municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, o parque foi criado para preservar o cinturão verde central da Mata Atlântica do estado.
Três Picos
Foto: Marcelo Ferrassoli

Em suas densas matas foram detectados os mais elevados índices de biodiversidade de espécies animais e vegetais no Rio de Janeiro. Grandes mamíferos, como o porco do mato, a lontra e a jaguatirica, e aves, como o gavião-pega-macaco, habitam o Parque Estadual dos Três Picos, que forma um longo contínuo florestal com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e a Estação Ecológica do Paraíso, de Guapimirim.

O parque tem grande potencial para o ecoturismo, com inúmeras trilhas, escaladas e cachoeiras de inigualável beleza.

Parque Municipal das Montanhas de Teresópolis
Com 5.000 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, é duas vezes maior que o Parque Nacional da Tijuca, na cidade do Rio. A área é rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e reunindo várias nascentes. O parque possui um conjunto de montanhas, com destaques para a Pedra da Tartaruga e a Pedra do Arrieiro. Além de interligar dois importantes corredores de Mata Atlântica como a Serra dos Órgãos e o Três Picos.
Parque Natural das Montanhas de Teresópolis
Foto: Marcelo Ferrassoli

Circuito Turístico Terê-Fri
No começo, era só uma estrada ligando duas cidades. Com o passar do tempo, a beleza do lugar foi atraindo hotéis, pousadas, restaurantes, artistas plásticos, artesãos, comerciantes de antiguidades, criadores de animais e um número cada vez maior de produtores rurais.

Hoje, ao longo dos 68 quilômetros que separam Teresópolis de Nova Friburgo, é possível encontrar, com facilidade, lugares encantadores e aconchegantes cercados pela exuberância da Mata Atlântica. Há inúmeros pontos onde é possível fazer passeios ou caminhadas. Entre os belíssimos atrativos naturais estão várias formações rochosas próprias para escaladas, como a Mulher de Pedra.

Em diversos haras, é possível alugar cavalos para passeios pela região. Nas pousadas e hotéis, opções para todos os gostos e orçamentos. E nos restaurantes, pratos deliciosos e variados que incluem desde a comida da fazenda até a culinária internacional.

Visite o site do Circuito Terê-Fri: www.terefri.com.br

História & Cultura
O mais antigo documento que existe, fazendo referência ao “povoado e sertão”, situados por detrás da serra dos Órgãos, é uma planta levantada por ocasião da “viagem feita a essa serra pelo Dr. Baltazar da Silva Lisboa, Juiz de Fora do Rio de Janeiro, ordenada pelo Ministro e Secretário dos Negócios Ultramarinos, em 1788″. Contém a descrição da serra e uma pequena notícia sobre o “sertão”, onde vem assinalada a cascata do Imbuí.

Nada de notável havia, além da estrada de penetração partindo de Piedade (litoral), galgando a serra e seguindo para o verdadeiro sertão.
Teresópolis – Trem passando pela Serra dos Órgãos
Trem passando pela Serra dos Órgãos
Foto: Secretaria de Cultura

Teresópolis tornou-se conhecida depois que ali se estabeleceu o súdito inglês George March (nascido e educado em Lisboa), que adquiriu uma sesmaria de 4 léguas quadradas, na serra dos órgãos, anteriormente a 1821.

Com fazenda de criação e cultivo de cereais March, antigo negociante no Rio de Janeiro localizou a sede da fazenda no Alto, o campo das éguas na Várzea, as lavouras no Quebra-frascos e no Imbuí e em Antônio José, os potros e novilhas. Morando em residência confortável, convidava patrícios e amigos a fazerem-lhe companhia na estação calmosa, começando, assim, o hábito do veraneio na serra.
Teresópolis – Vista do bairro do Alto
Vista do bairro do Alto
Foto: Secretaria de Cultura

A segunda doação de terras foi feita por D. João VI ao Tenente Joaquim Paulo de Oliveira (filho de José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes), como prêmio pelos bons serviços prestados ao rei: uma “posse” no vale do córrego Antônio José, nas proximidades da cascata do Imbuí, deu o nome a todo aquele vale.

A região era alcançada, primeiramente, pela estrada Magé-Sapucaia, via Canoas, mas, depois de abandonado o trecho de Socavão, passou a ser atravessada pela nova estrada da serra dos Órgãos, caminho preferido para o Pôrto da Piedade e o mais curto para a Corte.

Data de 1845, quando faleceu George March, o começo da povoação, pela divisão da propriedade entre seus herdeiros que, por sua vez, a retalharam e venderam em fazendas menores, sítios e lotes.

Todas essas terras que constituíram a sesmaria March, depois Fazenda dos Órgãos e Fazenda March, voltaram, com pequenas exceções no Quebra-frascos, no Imbuí e na Posse (que couberam aos descendentes do Tenente Joaquim Paulo), a centralizar-se nas mãos de um único proprietário ” Companhia Estrada de Ferro Teresópolis”, conforme contrato de construção da estrada de ferro e da cidade de Teresópolis, lavrado a 16 de julho de 1890.

A construção da estrada de ferro e da cidade prendia-se ao desejo do governo do Estado do Rio de Janeiro em transferir a capital estadual para este local. Tais planos, porém, não foram realizados, e outra vez a propriedade é desmembrada e retalhada, resultando a cidade atual. Do que fora previsto no plano, somente a criação do Município efetivou-se a 6 de julho de 1891.

Acredita-se que a denominação de Teresópolis, dada à povoação, tenha sido em homenagem à Imperatriz D. Teresa Cristina.

A construção da estrada de ferro, que havia sido tentada em 1872, foi realizada pelo engenheiro José Augusto Vieira, sucessor da primitiva, Cia. Estrada de Ferro Teresópolis, e inaugurada a 19 de setembro de 1908, exatamente 13 anos depois de iniciados os trabalhos. Tornou-se mais tarde obsoleta com o advento das boas rodovias e hoje não mais existe.

Fonte: IBGE

Informações
Teresópolis é privilegiada pela natureza, repleta de uma grande quantidade de áreas verdes e montanhas alterosas, a cidade de Teresópolis está no topo da Serra dos Órgãos e cercada das mais belas montanhas do país. A cidade está a 910 metros de altura, posição geográfica que lhe garante o título de “Cidade mais alta do estado do Rio”. Um dos maiores trunfos turístico da cidade é sediar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e ter boa parte de seu território também protegido pelo Parque Estadual dos Três Picos e Parque Natural das Montanhas de Teresópolis.

Nesse cenário, as montanhas da Serra dos Órgãos são um capricho a parte e destaque vista de toda a parte da cidade, destacando-se o famoso Dedo de Deus com 1.692 metros de altitude, Nariz e Verruga do Frade com 1.920 metros de altutyde e a Pedra do Sino, ponto culminante da Serra dos Órgãos, com 2.263 metros de altitude.

O turismo é o ponto forte da economia de Teresópolis, que possui 160.000 habitantes e está estrategicamente localizada próximo a capital do Rio de Janeiro. Principalmente o segmento do ecoturismo atrai muitos turistas para a cidade como: Alpinismo, excursionismo e caminhadas ecológicas, com a infra-estrutura de abrigos apropriados durante o percurso, são praticados o ano inteiro em Teresópolis, que recebeu o título de “Capital Brasileira do Montanhismo”.

Se as belezas naturais, uma rede hoteleira com 5.500 leitos e a gastronomia já atraem muitos turistas o ano inteiro, inclusive nas modalidades do turismo de negócios e de aventura, o ambiente seguro e a completa infra-estrutura econômica fazem com que a cidade seja moderna e próspera atraindo sempre novos moradores que buscam sair principalmente da violência do Rio de Janeiro. Novos moradores Como a família imperial, encantam-se com o clima privilegiado, a exuberante beleza de sua paisagem montanhosa, além dos belíssimos atrativos naturais e culturais que a cidade oferece.

É aqui também que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) construiu um dos mais modernos centros de treinamento do mundo para a Seleção Brasileira de Futebol, local onde a seleção se concentra antes de competições e jogos importantes.

A Granja Comary não é somente casa da Seleção Brasileira de Futebol, no local existem trabalhos com todas as demais categorias das seleções do futebol nacional, cursos e projetos sociais que são desenvolvidos pela (EBF) Escola Brasileira de Futebol com sua sede também em Teresópolis.

Teresópolis – Seleção Brasileira de Futebol
Seleção Brasileira de Futebol
Foto: Comunicação (CBF)

O município também se destaca na produção de horticultura, setor que devido à alta produção lhe dá o título de maior produtor estadual de hortaliças. A cidade dispoe de um Centro Universitário, atualmente com 15 cursos oferecidos a população e uma Faculdade de Turismo da UERJ, atraindo muitos jovens de diversas cidades de outros estados em busca de educação com melhor qualidade.

Clima & Geografia
O clima de Teresópolis é um dos mais agradáveis do Brasil, estando cercado de florestas e devido a grande altitude sua temperatura média anual varia em torno de 21ºC, com máxima média de 27ºC e mínima chegando a 04 ºC no inverno.

Como Chegar
De Carro:
Saindo da cidade do Rio de Janeiro, vindo da Zona Sul, siga pela Linha Vermelha, Rodovia Washington Luiz, BR-116 até chegar a cidade.

De Ônibus:
Em Teresópolis a cidade conta conta com uma única empresa de ônibus prestando serviço a cidade e se chama Viação Teresópolis, possue linhas saindo da Rodoviária Novo Rio no Rio de Janeiro e na Rodoviária de Niterói e de Rios das Ostras.

Existe também uma linha da empresa Salutaris que faz o trajeto Teresópolis – São Paulo.

Créditos: Pref. Mun. de Teresópolis, Embratur e Turisrio
Outros Sites: Nossa Teresópolis, Programa Muriqui – Serra dos Órgãos, Escola Brasileira de Futebol, Serra dos Órgãos

Hotéis e Pousadas em Teresópolis
Nome: Pousada Bromélia, Sabiá e Cia – Pousada Recomendada

  • Tipo: Pousada
  • Endereço: Estrada do Araken, 1231 – Granja Guarani – Teresópolis – RJ – CEP: 25960-270
  • Tel: (21) 2642-2239
    Site: http://www.bromeliasabia.com.br

Nome: Bel-Air Hotel

  • Tipo: Hotel
  • Endereço: Rua Cláudio de Souza, 50 – Soberbo – Teresópolis – RJ – CEP: 25960-320
  • Tel: (21) 2644-5700 – 2644-5731
  • http://www.belairhotel.com.br
  • Servicos Inclusos: Café da manhã
  • Opcões de Lazer: Campo de futebol, Mini play, Piscina externa, Piscina térmica coberta, Saunas seca e à vapor, Churrasqueira, Solário, Salão de jogos completo, Salão de estar com lareira.
  • Descrição: Acomodações amplas, camas king – size, TV (sky), frigobar, internet wireless e telefone em todas as acomodações, hidromassagem, lareira e aquecedor de toalhas em algumas de nossas suítes.

Leave a Comment





Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.