O Chile será o primeiro país latino-americano a prescindir de visto para turista nos Estados Unidos

O Chile será o primeiro país latino-americano a prescindir de visto para turista nos Estados Unidos. A partir de fevereiro do ano que vem, chilenos em turismo ou curtas viagens de negócios não precisarão tirar visto para visitas inferiores a 90 dias ao país.

O secretário de Estado americano, John Kerry, comunicou na segunda-feira ao presidente chileno Sebastián Piñera a indicação do Chile ao programa “Visa Waiver“, informação confirmada ontem pela manhã, horas antes de que o mandatário chileno fosse recebido pelo seu colega americano, Barack Obama, na Casa Branca.

Só 37 países do mundo, em sua maioria europeus, têm esse regime especial de vistos nos EUA. Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, os países que fazem parte do programa precisam aceitar uma série de normas americanas de segurança.

Os chilenos negociaram a inclusão no programa de isenção por três anos. Comprometeram-se a informar ao governo americano sempre que um passaporte de um cidadão chileno seja roubado ou extraviado, assinaram acordos de extradição e cooperação na luta contra terrorismo e o crime organizado.

A última exigência americana, a de que os passaportes chilenos sejam eletrônicos, assim como os europeus, e tenham um chip, será cumprida pelo governo de Santiago a partir de setembro.

Uma delegação do Departamento de Segurança Nacional dos EUA irá ao Chile no segundo semestre para verificar o cumprimento das medidas solicitadas.

BRASILEIROS

Cerca de 200 mil chilenos visitaram os EUA no ano passado, 1/9 do total de turistas brasileiros nos EUA, de 1,8 milhão.

Esta entrada foi publicada em Padrão e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *