Ministério do Turismo dá dicas para comprar pacotes turísticos

ministerio-do-turismo-da-dicas-para-comprar-pacotes-turisticosSegundo estimativa da Associação Brasileira de Agência de Viagem (Abav), a procura por pacotes turísticos este ano deve crescer 10% se comparada ao ano passado em que 5,7 milhões de pessoas contrataram serviços de agências de viagem.

Para que os turistas não tenham problemas durante as viagens, o Ministério do Turismo divulgou recentemente, algumas precauções que devem ser tomadas antes de contratar um pacote de viagem.

O primeiro passo é checar se a empresa contratada consta no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas do órgão. De acordo com o Ministério, o Cadastur reúne os prestadores de serviços turísticos que estejam operando legalmente.

Depois disso, é necessário verificar se a agência escolhida oferece opções de passeios turísticos durante a viagem, e se os mesmos estão inclusos no pacote ou são cobrados à parte.

É importante também solicitar um documento que comprove a reserva do hotel, a marcação de assentos antecipada e todo o roteiro da viagem.

Em casos de viagens com transporte interestadual ou internacional, seja frota própria da agência ou terceirizada, tanto a agência quanto a transportadora devem ter registros no Cadastur e na Agência Nacional de Transportes Terrestres.

E por fim, caso aja algum cancelamento dos pacotes de viagem sem autorização do cliente, o mesmo poderá procurar seus direitos no Procon, uma vez que se trata de infração do Código de Defesa do Consumidor.

Esta entrada foi publicada em Dicas de Pacotes Turisticos e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *