Manaus – Amazonas

Manaus é um dos destinos turísticos mais ricos em cultura do país.

foto manaus hotel fauna

Localizada em meio à floresta amazônica, a capital do Amazonas impressiona pelas belezas naturais e pela imponência de suas construções antigas. Fazer um passeio pelas ruas da cidade permite desvendar um pouco da história local.

foto aérea ariau manaus amazonas

Manaus surgiu na segunda metade do século XVII, com a construção do Forte de São José da Barra, na margem esquerda do Rio Negro, cuja finalidade era proteger a região contra a invasão estrangeira. O nome da capital é referência aos índios manaos, que ali habitavam.

A partir do século XIX, com o crescimento do comércio internacional da borracha, a cidade começou a se expandir. Nessa época, em 1913, foi erguido o Palácio Rio Negro. Serviu como sede do governo e hoje abriga acervo de móveis e pinturas. Num anexo podem ser visitados o Museu de Numismática, a Pinacoteca e o Museu da Imagem e do Som.

Vídeo:

Outra dica imperdível em Manaus é uma visita ao belíssimo Teatro Amazonas, um dos maiores símbolos do desenvolvimento econômico daquele período, onde se revezavam orquestras e companhias européias de ópera. Hoje em dia o teatro ainda recebe apresentações e eventos importantes, como o tradicional Festival Amazonas de Ópera, realizado em abril.

Mercado Municipal,  Biblioteca Pública,  Igreja Largo São Sebastião e os diversos museus da cidade completam a lista de atrações locais, além dos parques e dos fascinantes passeios de barco pelos rios mais famosos da região: SolimõesNegro e Amazonas.

foto manaus boto rosa

Manaus também oferece aos ecoturistas diversos parques. O Jardim Botânico Adolpho Ducke fica em uma reserva ecológica de 100 km² e é considerado o maior do mundo. Nele pode-se conhecer inúmeras espécies vegetais e animais. Já no Parque Municipal do Mindu, que ocupa uma área de 33 ha de mata remanescente do município, é possível ver o sauim-de-coleira, macaco que só existe na região de Manaus e que está ameaçado de extinção.

Manaus proporciona diversão a qualquer época do ano. De dezembro a maio, quando há muitas chuvas, as cachoeiras dos arredores da cidade ficam mais bonitas. No resto do ano, quando chove menos, surgem as praias fluviais no Rio Negro.

foto manaus hotel floresta

Praia de Ponta Negra: Localizada a 13 km do centro de Manaus, a Praia da Ponta Negra é um dos atrativos da cidade. Possui quadras esportivas de areia, ciclovia, mirante, playground, posto médico e um amplo calçadão com bares, restaurantes e lanchonetes.

Balneários Públicos: Tarumã, Tarumãzinho e Cachoeira das Almas, os igarapés (braços de rios) localizados nas proximidades da cidade, são fontes de lazer para a população nos finais de semana.

foto fachada hotel manaus

Encontro das Águas: Fenômeno natural provocado pela confluência das águas escuras do Rio Negro com as águas pardas do Rio Solimões, que se juntam para formar o Rio Amazonas. Por uma extensão de 6 km, as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturarem. Esse fenômeno se dá por haver uma grande diferença entre as temperaturas das águas e velocidade de suas correntezas. O Rio Negro corre cerca de 2 km/h a uma temperatura de 22°C. O Solimões, por sua vez, corre de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 28°C.

Hotéis de Selva: Em Manaus, os hotéis de selva são ótimas opções para os apaixonados pela natureza. As instalações estão em meio à floresta, proporcionando o contato direto com animais e com a rica vegetação amazônica. Por lá também é possível provar as delícias da culinária local e fazer passeios.

foto Tropical Manaus Business

Teatro Amazonas: É o maior símbolo do apogeu econômico de Manaus. Tem 700 lugares e foi construído com tijolos trazidos da Europa, vidros franceses e mármore italiano. Nele já se apresentaram importantes companhias de ópera, teatro e orquestras internacionais.

foto teatro de manaus

Museu do Homem do Norte: O museu abriga uma exposição que conta a história do guaraná, um dos símbolos da Amazônia e do Brasil, além da borracha e da juta.

Museu das Ciências Naturais da Amazônia: No local podem ser conhecidos insetos empalhados e peixes da região amazônica, como o pirarucu.

foto hotel manaus selva

Mercado Municipal Adolpho Lisboa: Construído de frente para o Rio Negro, no período áureo da borracha, em estilo art noveau, foi oficialmente inaugurado em 1882.Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, possui um pavilhão central em alvenaria, ladeado por dois pavilhões com estrutura em ferro fundido e forjado, com pórtico de ferro rendilhado e vitrais.

Biblioteca Pública do Amazonas: O prédio da Biblioteca Pública Estadual do Amazonas foi construído no governo de Constantino Nery, entre 1904 e 1907. A construção de dois andares ocupa uma grande área na rua Barroso, esquina com a avenida Sete de Setembro.

Onde se hospedar?

Informações :
Centro de Atendimento ao Turista: (92) 3231-1998
Aeroporto Internacional Eduardo Gomes: (92) 3652-1210
Rodoviária: (92) 3642-5805 ou 3236-1280

Esta entrada foi publicada em Amazonas, Manaus e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Manaus – Amazonas

  1. jairoloureiro disse:

    gostaria de pedir autroização para utilizar algumas fotos deste site, em um trabalho acadêmico, ok

  2. Delcyr disse:

    …Sinto orgulho de fazer parte deste sistema,viver nesta região.
    Parabens pela iniciativa de mostrar o que temos de mais belo.

    Mostra mais fotos!!!
    Obrigado!

  3. Realmente os hetis ha selva são maravilhosos em Manaus, fiquei hospedado quando fiz um passeio por Manaus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *