Lençóis Maranhenses – Maranhão

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Maranhão

Sobre o Parque.

Não existe nada comparável aos fascinantes Lençóis Maranhenses. O Pólo Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, este último sendo o principal portão de entrada para esta fantástica beleza natural.

Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, às margens do Rio das Preguiças, no Maranhão. São 155 mil hectares de paisagem deslumbrante, cheio de altas dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce, cujas águas variam entre os tons de verde e azul.

lencois-maranhenses5

Os Lençóis Maranhenses assemelham-se um grande deserto, se não chovesse aqui 300 vezes mais do que no Saara africano. São estas águas que, aprisionadas entre as dunas, formam verdadeiros oásis tropicais, paradas obrigatórias para quem caminha nas dunas. Algumas lagoas chegam até a ter peixes.

As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável, sendo um raro fenômeno geológico formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza.

As lagoas mais conhecidas são as chamadas Lagoa Azul e Lagoa Bonita, famosas pelo seu encantamento e condições de banho.

mapa-Maranhao_Micro_LencoisMaranhenses.svg

Como chegar:

Como chegar nos Lençóis Maranhenses

Possui uma área 155.000 ha e 70 Km de praia.

Está localizado no estado do Maranhão, abrangendo os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos e Primeira Cruz.

O acesso é realizado por via terrestre pela BR 135, por via Marítima, entrando no canal do Rio Preguiças em Atins e por via Fluvial, a partir de Barreirinhas, através do Rio Preguiças.

Por via terrestre, saindo de São Luis, a capital do estado, percorre-se 58 Km até Rosário, e a partir daí mais 22 Km até Morros e 162 Km até Barreirinhas, cruzando-se o trevo para Humberto de Campos.

Por via fluvial, adentra-se através do mesmo Rio Preguiças, a partir de Barreirinhas, onde se pode chegar até Atins, no qual existe uma sede administrativa.

lencois-maranhenses4

A sede do Parque fica a 2 Km de Barreirinhas, do outro lado do Rio Preguiças, onde se atravessa de balsa. Existem passeios a partir de Barreirinhas, utilizando veículos apropriados, por meio do qual se chega até as Dunas e Lagoas de água doce.

lencois-maranhenses2

Há três alternativas para se chegar, partindo de S. Luís – MA:

Carro ou van fretada: Saindo de São Luís, capital do Maranhão, percorre-se durante 3 horas em uma estrada nova, a Translitorânea – MA402, até uma cidade do interior do Maranhão, chamada Barreirinhas (principal portão de entrada do parque).

Ônibus: Ônibus partem diariamente do Terminal Rodoviário de São Luís. A duração do percurso é, em média, 4 horas.

Avião bi ou monomotor: Há também a opção de táxi aéreo a partir de São Luís. A duração do percurso é, em média, 50 minutos. A vantagem desse meio de transporte é poder apreciar as belíssimas paisagens aéreas dos Lençóis.

lencois-maranhenses7

onde ficar? Pestana Hoteis e Resorts ( informador )

Passeios:

Atrativos disponíveis no Parque.

Todas as manhãs, saem carros de tração 4×4 cheios de turistas levando para conhecer as Lagoas Azul, Bonita, da Gaivota, do Peixe entre outros. Opta-se por usar o transporte com capota ou sem.

Para chegar ao Parque Nacional, será preciso atravessar o rio Preguiça. O carro irá atravessar o rio ou em uma balsa primitiva, que é movida pela força humana, ou por uma movida a motor.

Após, o carro percorre uma trilha de terra, areia e riachos, verdadeira aventura, durante mais ou menos 1 hora. Chegando ao local, todos descem do carro de tração e o restante terá que ser feito a pé. Há uma duna alta para subir. No topo, a recompensa: chega-se ao céu.

A sensação é que morremos e chegamos ao paraíso. Os nomes das lagoas já dizem do que se trata: Lagoa Azul (lembra-se do filme?!) e Lagoa Bonita, de águas azuis e verdes. Para conhecer ambas, é melhor que sejam feitas duas viagens, ou seja, dois dias distintos, pois é muito cansativo fazer em um dia só.

São dunas a perder de vista, o cenário é dominado por dunas e lagoas de água doce. As grandes formações de areia alcançam até 40 m de altura e são geradas pela ação dos ventos que sopram constantemente do mar. O avanço continente adentro chega a 50 km e estende-se por cerca de 70 km de praias desertas.

lencois-maranhenses3

Você encontrará belas imagens, ótimos cenários e uma água geladinha ao comparar com a temperatura altíssima do ambiente. Recomendamos levar muito protetor solar para que as queimaduras não estraguem o restante da viagem. Leve lanches e também uma máquina fotográfica, pois você irá querer ter aquelas imagens para sempre.

Há, também, o passeio no rio Preguiça. Aluga-se lanchas voadeiras, na cidade de Barreirinhas, para passear no rio e conhecer a praia de Caburé. Lá, há diversas pousadas e restaurantes, comidas regionais deliciosas.

Vídeo:

Outra pedida é descer o Rio Preguiças, que margeia o Parque dos Lençóis até desembocar no Oceano Atlântico. A viagem pode ser em barco de linha, barco fretado ou em voadeiras. No trajeto, são obrigatórias as paradas para aproveitar tudo o que o lugar tem a oferecer: dunas, lagoas e paisagens de tirar o fôlego. Grandes atrações do percurso são as comunidades de Atins e Mandacaru, com destaque, nesta última, para o farol, de onde se tem uma visão inigualável do Parque.

Nunca vá ao Parque Nacional (lagoas e praia do caburé) sem um guia. Como tudo é rústico e parecido, é perigoso andar sozinho. Os guias acompanham as viagens de carro de tração e de lancha.

lencois-maranhenses6

Ressalta-se a importância da preservação da natureza. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é protegido pelo IBAMA. O turista deve ir consciente de que não pode deixar lixo nos lençóis. A conscientização é importante, uma vez que se ninguém preservar, a beleza natural deixará de existir.

Aproveite suas férias, relaxando em um ambiente paradisíaco, preservando a natureza.

Relação de atrativos:

Caburé - Um maravilhoso refúgio onde o visitante pode tomar banho de mar e tirar o sal do corpo em água doce. Existem chalés e boa comida.

Mandacaru - Vila de pescadores onde a maior atração é um farol de 54 metros de altura, de onde se tem um belo visual do parque.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – 155 mil hectares de pura natureza, num roteiro que dá oportunidade de ver o pôr de sol inesquecível, conhecer a flora e fauna características da região, além de grandes vastidões de dunas, lagoas, banhos de mar.

Praias - Barra do Tatu, Moitas, Morro do Boi, Ponta do Mangue e Vassouras são algumas das lindas praias em Barreirinhas. Para conhecê-las, chega-se de barco partindo-se de Barreirinhas.

Informações:

- Secretaria de Turismo de Barreirinhas, Pça do Trabalhador, Tel. (98)349-1144;
- Posto do Ibama em Barreirinhas, tel. (98) 349-1155 ou no Ibama (MA) tel. (98) 231-3010;

Galeria de fotos:

..Dicas:

O que levar

…O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um lugar onde você terá contato direto com uma natureza original e quente. Portanto, nem pense em trazer roupas pesadas.

…- Somente shorts, camisetas, sandálias, chapéu/boné e roupa de banho.

…- Repelente, óculos escuros e protetor solar não podem ser esquecidos de colocar na bagagem.

…Para quem tem peles sensíveis ou muito claras, é necessário um cuidado redobrado, afinal, nas dunas, não há sombras e não tem como você se esconder no sol. É recomendável que você recoloque o protetor solar com frequência, seguindo a recomendação dos fabricantes do produto.

Quanto tempo ficar

…Existem dezenas de atrações no Parque dos Lençóis, para conhecer todas podem ser precisos até 7 dias de estadia, não se limite às principais lagoas, se quer mesmo aproveitar a viagem, faça todos os passeios, procure uma agência de passeios e aproveite!

…Mas se você tem pouco tempo, 2 dias são suficientes para conhecer o básico, como as duas lagoas Azul e Bonita.

São Luis

…Aproveite para conhecer melhor a cidade de São Luis, capital do Maranhão, entre seus atrativos principais está o centro histórico, com suas construções e arquiteturas coloniais.

…Vale a pena fazer um turismo gastronômico, pois, em São Luís, você encontra ótimos restaurantes com comidas regionais simplesmente maravilhosas! A exemplo disso, é a Cabana do Sol.

…Aproveite! COMIDA REGIONAL

lencois-maranhenses comida regional restaurantes

Passeios nos Lençóis

…Saiba o que você não pode perder.

Melhor Época :

Qual a melhor época para visitar Lençóis Maranhenses

Qual é a melhor época para visitar os lençóis maranhenses? Existe mesmo uma época correta para se visitar os Lençóis Maranhenses?

Existe sim um perído mais favorável!

Durante todo o ano é possível visitar os lençóis maranhenses e encontrar lagoas para se banhar mas, como as lagoas se formam com o acúmulo da água da chuva, a falta de chuvas pode esvaziar algumas das lagoas dependendo do período do ano.

Chove durante todo o primeiro semestre, de dezembro a junho, e as chuvas costumam terminar pouco antes do início das festas juninas, que inauguram o início da alta temporada no Maranhão.

Portanto, para visitar os Lençóis Maranhenses especificamente o ideal é ir logo após o período de chuvas, pois costumeiramente as lagoas estão bastante cheias. Mas, como dito, durante todo o ano é possível aproveitar as belezas da região, que não se limitam ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A Matriz de São Matias, que marca o centro de Alcântara e fica numa praça com um pelourinho.

O que esperar:

O que esperar da região

O que esperar

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses acaba numa longa faixa de praia junto ao Oceano, mas nem por isso você deverá pensar em praias. Barreirinhas, para dar um exemplo, está a quase 50kms do mar.

O encanto dos Lençóis está nas suas centenas de lagoas formadas pela água que cai com a regularidade das chuvas da primeira metade do ano em meio a um mundo de dunas. Dá para imaginar um lugar assim? Não é um deserto, não é um mangue, não é uma lagoa só, não é…. não é nada igual. Você nunca viu nada igual e pronto. Espere algo que você nunca viu na sua vida. É isso! Não dá para explicar.

Todos os passeios são ecológicos, com bastantes caminhadas e não há infraestrutura de apoio durante os passeios. Ou seja, você não vai descansar nos Lençóis. Não vai!!!
Aproveite para entrar numa lagoa sozinho. Aproveite para ouvir o mundo natural em silêncio. Você não conhece o que é silêncio até estar dentro de uma lagoa sozinho nos Lençóis Maranhenses. A experiência mais impressionante que tivemos foi poder ouvir minha mulher mexendo os pés na água de uma outra duna a 20m acima e uns 50m de distância. Ao mesmo tempo, ela ouvia o estalo do meu pé. Por estar longe do mar e muitas vezes protegido dos ventos pelas próprias dunas e lagoas, os Lençóis foram o primeiro lugar em que conhecemos o silêncio total num ambiente aberto, natural. Se o grupo que você estiver for grandinho, espalhem-se um pouco. Tem lagoa para todo mundo por ali. Distancie-se e aproveite.

Não há nenhuma foto que descreva a beleza dos Lençóis. Também não há outra paisagem no mundo igual ou mesmo parecida com essa. Precisa de mais algum motivo para conhecer este lugar?

6 Responses

  1. Tiago Pereira Lima Says:

    Adoro minha terra,ver como é lindo os lençois maranhemses é muito emocionante s2s22s2s2 Maranhão!!!

  2. raymmara Says:

    fuiiiiiii e gosteiii e vou de novo e uma aventura inacreditavel bjus raymmara

  3. fabiana Says:

    ah e muito lindo
    adorei
    quero ir conhecer

  4. Flávio Says:

    Parabéns pela postagem! Certamente me ajudará bastante nos preparativos para a viagem, na próxima semana…

    Abraços!

  5. Nilton Lacerda Says:

    Fantastico! Magnifico! Explendido! Facinante! Surreal! Incrivél! Exuberante! Maravilhoso e Belissíma, e se faltou atributos a dar, por favor adicionem. Que lugar encantador!!! Estou indo pra lá neste fim de ano. Uhuuhuhuh!!!

  6. Nilton Lacerda Says:

    Ah esqueci de comentar o video promoção, esse locutor deixa agente dodido pra conhecer o local, a maneira como ele relata é d+. Parabéns.

Leave a Comment





Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.