Abav orienta agentes contra fraudes na internet.

abav-orienta-agentes-contra-fraudes-na-internet

As recentes prisões de hackers que fraudavam agências de viagens e consolidadoras foram recentemente noticiadas, porém, eram acompanhadas desde maio pela Abav Nacional, é o que informa o presidente da entidade, Antônio Azevedo.“Nós analisamos a situação desde o início e orientamos as agências que relatem possíveis fraudes à Abav”, disse Azevedo, que elogiou a atuação do diretor de Assuntos de Transporte Aéreo, Eraldo Palmerini, no caso.Azevedo afirma que, a princípio, a Abav pensou que as alterações poderiam ser um problema técnico das companhias aéreas. Palmerini contratou uma empresa para monitorar as transações. A dificuldade estava em identificar os suspeitos. “Os hackers pegavam as passagens um dia antes de embarcar. Quando conseguíamos identificá-los, o fraudador já tinha embarcado”, disse ele.Vale destacar que, segundo o delegado que efetuou a prisão do suposto fraudador, o passageiro que comprou esse bilhete adulterado pode ser indiciado como receptador de produto roubado.

COMUNICADO
Para orientar os agentes de viagens sobre os riscos de fraude, a Abav enviou uma série de recomendações. Confira abaixo:“Importante destacar que, de acordo com os fraudadores confessos, para invadir os sistemas das agências eles utilizavam o contrato social das empresas, ligavam para o provedor do sistema para pedir senha como se fossem o dono da agência. Assim procedendo, os criminosos conseguiam responder toda a checagem de dados; porque possuíam em mãos todos os dados do contrato social.A Abav Nacional, que vem contribuindo com as investigações há vários meses, comemora as prisões efetuadas, mas reitera o alerta para o risco de novas invasões nos sistemas das agências, recomendando a adoção de medidas de segurança indispensáveis, tais como:

1) Faça backup
2) Dê preferências por senhas difíceis.
3) Proteja sua rede wi-fi com senha segura;
4) Utilize antivírus e firewall atualizados originais;
5) Nunca utiliza computador público;
6) Não esqueça de clicar em sair;
7) Cuidado com links estranhos de MSN;
8) Caso visite sites de lojas virtuais, verifique se são seguros;
9) Cuidado com downloads;
10) Não abra e-mails de destinatários desconhecidos.

Diante de qualquer indício de tentativa de invasão do sistema e roubo de senhas em sua agência, comunique prontamente a Abav através do e-mail tecnologia@abav.com.br para que possamos atuar e orientar.

Esta entrada foi publicada em Abav e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *